Seleção FC

Início » Sem categoria » Por que assistir Portugal x Estados Unidos?

Por que assistir Portugal x Estados Unidos?

Manaus receberá quatro jogos da Copa do Mundo 2014. Entre essas partidas está o duelo do grupo G entre Portugal x Estados, pela fase de grupos, no dia 22 de junho. Há de se dizer que, teoricamente, esse não passa nem perto de ser um dos melhores jogos da Copa do Mundo no Brasil tendo em vista a tradição das equipes em mundiais. Mas para quem gosta do futebol alternativo é um jogo e tanto e por vários motivos.

Imagem

Meme de internet sobre o duelo entre Portugal e Estados Unidos na Copa: “Então o melhor jogador do mundo é português, usa a número 7, joga no Real Madrid e destruirá os EUA na Copa? NUNCA OUVI ISSO ANTES”

Tanto no passado distante, quanto no passado recente, Portugal e Estados Unidos tiveram ótimas campanhas em Mundiais. Nem americanos e nem portugueses alcançaram uma final de Copa do Mundo, mas já estiveram próximos de uma e em momentos diferentes da história.

Estados Unidos foi o terceiro colocado na Copa de 1930, a primeira delas, realizada no Uruguai. Em 2002, conquistaram o oitavo lugar do torneio. Portugal esteve entre os três primeiros na Copa de 1966 e ficou em quarto lugar no ano de 2006, no comando de Felipão.

Na seleção atual, os americanos tem Landon Donovan, melhor jogador de todos os tempos e recordista de gols da seleção dos Estados Unidos. Provavelmente, em sua última Copa do Mundo. Os portugueses tem Cristiano Ronaldo, atual melhor jogador do mundo e para muitos o melhor português de todos os tempos.

Portugal e Estados Unidos já se enfrentaram em cinco oportunidades. São duas vitórias para cada lado e um empate. A primeira partida aconteceu em Setúbal, Portugal, com vitória dos lusos por 1 a 0, em 20 de agosto de 1978. O último confronto aconteceu na Copa do Mundo de 2002 (único jogo entre os dois em Copas) com vitória dos americanos por 3 a 2, em Suwon, na Coréia do Sul, no dia 5 de junho de 2002.

Landon Donovan é um dos remanescentes daquela seleção, que também enfrentou uma seleção portuguesa recheada de craques e com o melhor do mundo da época (Luís Figo). Em 2002, o cenário era diferente de 2014, outro. Os americanos vinham da pior participação em Copas, amargaram o 32º lugar (último) no Mundial de 1998. Os portugueses retornavam ao Mundial após oito Copas de ausência, entretanto, conseguiram a condição de cabeças de chave daquela edição do torneio.

Os americanos surpreenderam com três gols em menos de 30 minutos de jogo, mas os portugueses reagiram e diminuíram o resultado. Confira os lances dessa memorável partida e que acontecerá novamente no dia 22 de junho, em Manaus.

Anúncios

3 Comentários

  1. […] 2002, a verdadeira surpresa. Eliminaram Portugal e Polônia logo na primeira fase. Nas oitavas despacharam os mexicanos e chegaram após mais de 70 […]

  2. […] 2002, they were a true surprise. They send home Portugal and Polland in the group stage. In the round of 16, they beat Mexico and got in the quarterfinals […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: