Seleção FC

Início » Copa do Mundo de 1966 » Morre o homem, fica a lenda

Morre o homem, fica a lenda

Eusébio da Silva Ferreira, ou simplesmente Eusébio, faleceu nesta semana em razão de uma parada cardiorrespiratória. Para muitos, foi o maior jogador português de todos os tempos e figura na lista dos maiores jogadores da história. Ídolo da seleção portuguesa e também do Benfica, time que construiu uma estátua para homenageá-lo EM VIDA. Foi o primeiro jogador internacional a deixar seus pés gravados na calçada da fama do Maracanã, mesmo sem ter disputado uma única partida naquele estádio.

Imagem

Gravura de Eusébio, o craque português

Fez parte da Seleção Portuguesa de Futebol entre os anos de 1961 e 1973. Sua estreia pelo selecionado aconteceu nas eliminatórias da Copa de 1962, na derrota por 4 a 2 para Luxemburgo. Eusébio marcou o primeiro dos seus 41 gols em 64 jogos disputados pela seleção.

Imagem

Pantera Negra jogou 64 vezes pela seleção de Portugal

Quis o destino que o Pantera Negra, como era conhecido, disputasse apenas uma Copa do Mundo, oportunidade que não desperdiçou e aproveitou para fazer história em 1966. Só não fez chover naquele ano. Foram 12 jogos e 12 gols. Na Copa foram nove gols em seis jogos disputados. Sua atuação mais épica foi contra a Coréia do Norte. O selecionado lusitano perdia por 3 a 0, mas, comandados por Eusébio, os portugueses conseguiram uma virada histórica de 5 a 3. O Pantera Negra balançou as redes quatro vezes. Eusébio levou os portugueses para o inédito terceiro lugar.

Imagem

Eusébio é o terceiro maior artilheiro da seleção portuguesa com 41 gols

Sua despedida da seleção aconteceu em partida das eliminatórias para a Copa de 1974 em um modesto 2 a 2 contra a Bulgária.

Para muitos, Cristiano Ronaldo já pode ser considerado o maior jogador português de todos os tempos. Aos saudosistas não resta dúvidas de que Eusébio foi melhor. Ambos são lendas das história do futebol português e estão acima de comparações. Viva o futebol, fique com Deus Eusébio!

Imagem

Eusébio sempre era festejado pelo público

Confira um vídeo do Youtube sobre o Pantera Negra na Copa de 1966

Créditos:

photo credit: calciostreaming via photopin cc

photo credit: calciostreaming via photopin cc

photo credit: kaysha via photopin cc

photo credit: Graffiti Land via photopin cc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: