Seleção FC

Início » Sem categoria » África » Um pouco sobre Burkina Faso e sua seleção

Um pouco sobre Burkina Faso e sua seleção

Localização de Burkina Faso (Imagem: Reprodução Internet)

Localização de Burkina Faso (Imagem: Reprodução Internet)

 Burkina Faso é um país africano, que fica na região oeste da África próximo a Togo, Mali e Costa do Marfim. É também um dos países do Sahel, região continental imaginária que tem o deserto do Saara ao norte e terras férteis ao sul.

Foi uma colonia disputada por franceses e ingleses.Tornou-se independente da França em 1960. Seu antigo nome era Alto Volta, mas seu presidente trocou o nome em 1984 para Burkina Faso.

Burkina significa “homens íntegros”, em More, e Faso é traduzido como “pátria”, em Dioula. Essas são duas línguas nativas do país, mas o idioma oficial é o francês.

Burkina Faso está fazendo história nos últimos anos. No Campeonato Africano das Nações de 2013 foi vice-campeã eliminando seleções como Togo e Gana.

Nas eliminatórias para o Brasil 2014, a Seleção Burquinense de Futebol chegou pela primeira vez com possibilidades reais de conquistar uma vaga para a Copa do Mundo. Mas não é só a campanha que tem chamado a atenção das pessoas. 

Nigeria-vs-Burkina-Faso

Final do Campeonato Africano das Nações de 2013 (Foto: Reprodução Internet)

 

O Escudo de Burkina Faso é um tanto quanto curioso, pois existem dois cavalos juntamente com uma bola de futebol. Os cavalos tem o mesmo significado que tem para o brasão do país e representam a coragem. A bola de futebol, o esporte. As cores ao centro são vermelho e verde, iguais as da bandeira do país.

Burkina_Faso_FA

Escudo de Burkina Faso (Imagem: Reprodução Internet)

 

As cores fazem referência as Cores Pan-Africanas encontradas em várias bandeiras de países do continente. Representam a identidade africana, ou os negros como uma espécie de raça. Pode ser encontrado também nas bandeiras de Etiópia, Gana, Mali, Senegal, Benín, Guiné, Togo, Africa do Sul, e outras. As cores também representam a fecundidade da terra do país (verde) e a revolução socialista (vermelho). A estrela ao centro é a guia para a revolução.

bandeira-burkina-faso

Bandeira de Burkina Faso (Imagem: Reprodução Internet)

 

Revolução que tem transformado o país no esporte e tem tornado a Seleção uma das principais africanas. Da última convocação contra a Argélia, cerca de 22 dos 23 jogadores atuam fora do país. Mais da metade está atuando por clubes europeus e o restante espalhado por clubes africanos de maior expressão e também na Ásia.

Os destaques são Charles Kaboré, capitão da equipe, ex-jogador do Olympique de Marseille e que agora está no futebol russo. Aristide Bancé, do Fortuna Dusseldorf, chama atenção pela sua cabeleira loira. É um marfinense naturalizado. Moumouni Dagano, maior artilheiro da história de Burkina Faso, com 31 gols, atualmente joga no Qatar, mas teve passagens por França e Bélgica. E Jonathan Pitroipa, do Rennes, artilheiro da equipe nas eliminatórias africanas e atuou por longos anos na Alemanha.

Burkina Faso 1a1 Gana

Boncé chama atenção por seus cabelos loiros e pelo futebol. (Foto: Reprodução Internet)

 

Na primeira partida da repescagem, Burkina venceu a Argélia, por 3 a 2, e precisa de um empate para garantir vaga na Copa do Mundo 2014. Será que a vaga vem para esta Copa ou será adiada para 2018. Vamos aguardar.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: